Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




por Vânia, em 08.01.09

Aventura nr 2 na extensão do Centro de Saúde

Hoje foi dia de consulta no centro de saúde. Saí de casa atrasada mas consegui chegar lá eram 8h50. Estava eu e mais duas pessoas. Ainda nem sequer as funcionárias tinham chegado. Aquilo não tem aquecimento e estava tudo a bater o dente. O enfermeiro chegou, mas eu não queria nada dele. Ia só para que a médica me passa-se as análises. A senhora da secretaria chegou depois devia ser umas 9h30 e a médica só chegou perto das 10h. Ok, é um centro de saúde no fim do mundo. A médica ter aparecido já era uma sorte. Vai uma criança à frente. Ok. A seguir uma grávida que chegou depois de mim, mas mais grávida. Ok. A seguir chamam um senhor na casa dos 40. ??? Vou perguntar se se esqueceram de mim. Não, já me chamam. Ok. A seguir chamam uma velhota. Vou perguntar outra vez. Não se preocupe que já a chamam.

Começo a bufar. Pouco tempo depois chamam-me e enfiam-me no gabinete no enfermeiro. A senhora da secretaria entra pelo gabinete e diz "mas a Vânia não era só para a médica?" o enfermeiro lá diz que me vai atender à mesma. Aqui começa o filme. O enfermeiro pergunta se já fiz a eco. Eu respondo que ainda não fiz porque precisava das análises e a médica de família não tinha aparecido há duas semanas e tinha metido as Festas. Acho que ele sentiu isto como uma crítica. Começa a dar-me uma descasca. Que estas idas ao Centro de Sáude para ir pedir análises deviam acabar... se somos seguidos no particular o particular que se desenrasque. Começo a olhar para ele de lado. Pergunto-lhe se eles ali têm condições para me fazer ecografias. Responde-me que não, mas que mandam ir fazer a clínicas especializadas. Eu respondo que vou à consulta com a minha médica e que faço tudo lá e fico logo despachada. Ele diz-me "ah mas não sabe qual é o tipo de ecógrafo que ela tem, nem se é especializada...". Controlo-me e respondo-lhe que são opções. É curioso ter sido o enfermeiro a dar-me a descasca quando a própria médica de família disse que estava à minha disposição para aparecer sempre que precisasse para pedir análises, mas enfim. O enfermeiro lá me mediu a tensão: 10-6. Baixa como se quer. Óptimo. A seguir manda-me para a balança. Digo-lhe que ontem a noite na balança de casa digital pesa 47 kg e 800g, mas ele não presta atenção. A balança de ponteiro diz 46kg. E e o que ele escreve no boletim. OK. Manda-me ir fazer um chichi. Coisa fácil nos dias que correm. Faz a prova com a fitinha e diz que está tudo bem. Pergunta-me se tenho as pernas inchadas e verifica. Tudo bem, nada de pernas inchadas. Pergunta se tenho tido perdas vaginais. Não. Pergunta-me pela vacina do tétano. No boletim não estava assinalado. Digo-lhe que não está em dia e que a devia ter levado em Julho de 2007. Liga para o Centro de Saúde mesmo e escreve lá que a partir das 24 semanas devo ir levar a vacina. Eu já disse que odeio agulhas? Enfim... o que tem que ser.... Pergunta se tenho dúvidas. Assim de repente só me lembro de uma: disseram-me que não devia dormir de barriga para cima porque o bebé fica esmagado. O enfermeiro olha para mim com um ar de "mas vocês ainda acreditam nessas coisas?" e diz "durma para o lado e como lhe der melhor jeito. Se a mãe está bem, o bebé está bem. Agora se a mãe estiver mal o bebé também está mal." Menos mal. Eu já andava a dormir mal por causa dessa história de só dormir para os lados e preferencialmente para o lado esquerdo. Quem me disse, continua a dizer-me para perguntar à minha médica.

Passo então à médica. Simpática e querida como da última vez que estive com ela. Vê os valores da tensão e diz apenas para se estiver muito tempo de cabeça baixa ou isso para me levantar devagarinho não vá cair redonda no chão. Passa-me as análises. Queixo-me da minha obstipação. Receita-me um medicamento que irá ajudar mas diz-me também para tomar um copo de água morna de manhã com dois kiwis. Isto promete. À noite devo tomar então o tal medicamento. Disse-me também para caminhar ao fim de semana. Relativamente à comida disse-me para não comer pão integral mas sim pão normal. Fazer alimentação saudável. Mais peixinho que carne e de preferência carne branca. Beber muita água. Beber sumo de laranja (para o problema da obstipação).

Amanhã vou fazer as análises. Vou sozinha. O Filipe entra cedo no trabalho. Odeio análises... Odeio agulhas. E depois venho a correr para o trabalho porque tenho gravação no estúdio.

Ah... e saí do Centro de Saúde eram 11h da manhã.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

De Marisela a 08.01.2009 às 14:40

Chiquita a minha sis não podia estar deitada de barriga para o ar porque o gonçalo bloqueava as vias respiratórias. Houve, pelo menos uma vez, que ela desmaiou pq o oxigénio ñ estava a chegar aos pulmões. Tanto o enfermeiro como a médica proibiu a minha sis de tar assim deitada.

De Kiki a 09.01.2009 às 12:08

Olá mamã Vânia...

Realmente as coisas a q o SNS nos sujeita. Assim muito de relance digo-te q comigo se passou algo do género... qd soube q estava grávida, fui lá, fui mt bem atendida, e apesar de não ter médico de familia, o médico q me atendeu, disse-me q podia ser acompanhada nos 2 sitios, particular e publico, sai de lá satisfeita... passado uns tempos, precisei de consulta para o médico passar a baixa, e aqui simplesmente fui "escorraçada" pelas recepcionistas...q nunca mais me deixaram ser atendida nas consultas de saude materna... enfim, algo q nem me quero lembrar... Qt à análise da glicose, vou-me estrear já esta Segunda-Feira... a ver vamosno q vai dar. Obstipação, por aqui também ataca... e digo-te q já vou no 2º medicamento, pq o primeiro simplesmente não o conseguia tomar...
Dormir de barriga para cima, a minha GO, também me informou q não é aconselhável, porque o útero faz pressão e não deixa o oxigénio circular de forma conveniente... mas digo-te q por vezes estou deitada de barriga para cima, é q as dores são tantas q de estar deitada ou do lado direito ou do esquerdo, q tenho q dar essa escapadinha....
Alonguei-me no comentário... desculpa.

Beijocas,
Kiki

Comentar post



Mais sobre mim


Arquivo

  1. 2013
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ
  14. 2012
  15. JAN
  16. FEV
  17. MAR
  18. ABR
  19. MAI
  20. JUN
  21. JUL
  22. AGO
  23. SET
  24. OUT
  25. NOV
  26. DEZ
  27. 2011
  28. JAN
  29. FEV
  30. MAR
  31. ABR
  32. MAI
  33. JUN
  34. JUL
  35. AGO
  36. SET
  37. OUT
  38. NOV
  39. DEZ
  40. 2010
  41. JAN
  42. FEV
  43. MAR
  44. ABR
  45. MAI
  46. JUN
  47. JUL
  48. AGO
  49. SET
  50. OUT
  51. NOV
  52. DEZ
  53. 2009
  54. JAN
  55. FEV
  56. MAR
  57. ABR
  58. MAI
  59. JUN
  60. JUL
  61. AGO
  62. SET
  63. OUT
  64. NOV
  65. DEZ
  66. 2008
  67. JAN
  68. FEV
  69. MAR
  70. ABR
  71. MAI
  72. JUN
  73. JUL
  74. AGO
  75. SET
  76. OUT
  77. NOV
  78. DEZ
  79. 2007
  80. JAN
  81. FEV
  82. MAR
  83. ABR
  84. MAI
  85. JUN
  86. JUL
  87. AGO
  88. SET
  89. OUT
  90. NOV
  91. DEZ