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Há já alguns anos que tenho Megacartão Jovem, da CGD. Já tive que o renovar por diversas vezes. Ontem não me apercebi que o prazo tinha terminado no final do mês de Fevereiro, fui ao MB e a máquina, claro, papou o cartão. É lógico que se fez luz no meu cerebrozinho. Fui a casa da minha mãe pedir-lhe a caderneta e agora ao almoço lá me dirigi à CGD mais próxima para ir tratar do pedido do novo cartão. Quando entrei tinha 12 pessoas à minha frente. Apenas uma pessoa a atender. Fui para a fila. Nem um sinal a dizer que as grávidas têm prioridade. Na fila todos fingem que não vêm a minha barriga já muito saliente. Vinte minutos depois sou atendida. Explico ao que vou e o rapaz diz-me "Isso é ali no meu colega [balcões laterais]. Desculpe lá." Fiquei incrédula a olhar para ele. Depois daquele tempo em pé... para nada. Vagou uma cadeira e fui-me sentar até que o dito colega estivesse disponível para me atender. Vagou. Expliquei a situação e começou a tratar do meu assunto. Disse-me que para alterar a morada era necessário um comprovativo de morada. Eu já calculava mas esqueci-me de manhã de colocar na mala. A seguir aquilo dá erro. Dados incompletos.
- Tem consigo o seu BI e cartão de contribuinte?
- Sim, claro.
- E comprovativo de morada?
- Isso já disse que não.
- E comprovativo de profissão?
- Então, mas é necessário isso tudo? De todas as vezes que renovei nunca foi necessário. Era só preencher um formulário.
- São as novas regras do Banco de Portugal. Tem que vir cá outro dia.
Saí de lá como entrei. Sem cartão e sem renovação do cartão. Apenas de caderneta na mão. Nos próximos dois dias não vou puder ir à CGD. Gostava de saber porque é que na carta que me enviaram (para casa dos meus pais) a dizer que o prazo do cartão estava a terminar não avisava que era necessário todas estas merdices para renovar o cartão. Estou capaz de matar alguém. Até agora nunca tinha tido razão de queixa da CGD... hoje foi a primeira.